Arequipa é uma palavra de origem quéchua que significa “sim, fique!”. Não é por acaso que a cidade do sul do Peru leva esse nome. A paisagem e os atrativos são tão encantadores que ela te convida a ficar.
Outro nome para Arequipa é Cidade Branca, e isso também tem muito a ver com as particularidades do local. O termo é uma referência ao sillar, material petrificado oriundo do vulcão El Misti usado na construção de alguns edifícios.
Se você planeja incluir esse destino em sua viagem para o Peru, continue a leitura para saber o que fazer em Arequipa.
De qualquer ponto de Arequipa, você terá a visão dos três vulcões que rodeiam a cidade. Não deixe de admirar a imponência e os picos nevados de cada um deles: El Misti (5.882 metros de altura, atualmente adormecido), Chachani (6.089 metros de altura, o mais alto de todos) e Pichu Pichu (5.665 metros, com sete picos).
Continuando nos atrativos geológicos de Arequipa, outro ponto de parada importante do roteiro é o Cânion del Colca. Ele é considerado um dos cânions mais profundos do mundo e é possível ter uma vista privilegiada dessa beleza toda no Mirador La Cruz del Condor, a 4.400 metros de altitude.
Quando falamos do Peru, falamos também da presença marcante de povos nativos e em Arequipa não é diferente. Um exemplo disso é o Valle del Colca, que abriga cerca de 14 aldeias de povos descendentes de diferentes civilizações andinas.
Não deixe de observar a engenhosidade das terraças agrícolas que são utilizadas pela população local e também aproveite para comprar itens de artesanato típico produzidos pelos moradores.
A 160 km de Arequipa estão localizados os famosos banhos termais do povoado de Chivay, uma ótima oportunidade para relaxar e tirar proveito das propriedades desse tipo de banho. O povoado também é base para quem vai conhecer o Cânion del Colca, portanto é uma atração inescapável do roteiro.
A Plaza de Armas de Arequipa já é um atrativo em si mesma, com construções em estilo neoclássico. Mas é ainda mais interessante porque concentra ótimos restaurantes da gastronomia regional, que é caracteristicamente mais apimentada em comparação com outros exemplares da cozinha peruana. Vale a pena experimentar!
Se você já quiser separar algumas sugestões do que provar, considere o rocoto relleno e a ocopa arequipeña.
Rocoto é uma fruta picante com formato semelhante ao de uma maçã. Neste prato, ela é recheada (daí o nome, “relleno”) com ingredientes diversos, como carne e queijo, e levada ao forno. Já a ocopa arequipeña é a versão local da ocopa, que é um molho tradicional peruano. Na versão da cidade, a receita leva pimenta, queijo e amendoim, dentre outros ingredientes.
Conhecido como “a cidade dentro da cidade”, este local era um convento com diversos claustros que eram utilizados pelas freiras da época. Atualmente, é um museu com pinturas da Escola Cusqueña de Arte e itens da época colonial. Percorrer as ruelas do Monastério e visitar seus claustros é uma volta no tempo! Com este acervo histórico importante, é uma das principais atrações de Arequipa.
O ponto alto que atrai muitos visitantes ao Museu Santuários Andinos é a múmia da menina Juanita, datada de 1466 d.C. Em impressionante estado de conservação, acredita-se que ela tenha sido sacrificada em um ritual de oferenda, o que era considerado à época motivo de honra para a família. A múmia Juanita foi encontrada na cratera do vulcão Ampato, completamente congelada – o que contribuiu para seu estado de conservação!
Que tal fazer esse roteiro de Arequipa com quem entende tudo de Peru? Entre em contato com a Machu Picchu Brasil, agência 100% especializada no país andino, e tenha apoio no planejamento dessa viagem incrível.
Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!
Error: No feed found.
Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.