Além de incríveis sítios arqueológicos e belezas naturais, há várias festas peruanas encantadoras para conhecer de perto em uma visita ao país dos Incas.
Conheça a seguir cinco delas. São belos exemplares da história e cultura do Peru, e que atraem milhares de locais e turistas todos os anos.
Uma das principais festas peruanas acontece em Puno, região do Lago Titicaca, no sul do país. A festa celebra a padroeira da cidade, conhecida também como Mamacha Candelaria.
Mesclando tradições quéchua e católica, as comemorações começam no dia 2 de fevereiro e seguem por duas semanas, de forma grandiosa. Depois de uma missa no primeiro dia e uma procissão no segundo dia, há um concurso de dança em que competem cerca de 40.000 dançarinos e 200 grupos musicais.
Por tudo isso, desde 2014 a festa é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.
A Semana Santa celebrada em Cusco é mais uma das grandes festas peruanas e também outro exemplo do sincretismo entre crenças católicas e andinas.
Tudo começa na Segunda-Feira Santa, quando as ruas da cidade são tomadas por uma procissão que celebra o Señor de Los Temblores. É uma imagem de Cristo com feições indígenas feita pelos colonizadores espanhóis e levada ao Peru ainda no século XVI com o intuito de facilitar a conversão da população local à fé católica.
Já na Sexta-Feira Santa, além da Via Crucis, é realizado o Hampi Rantikuy, uma feira de plantas medicinais. Um dos itens mais vendidos neste dia é uma cruz de espinhos, que é colocada atrás das portas das casas a fim de afastar o mal. Na sexta também é comum preparar em casa refeições com 12 pratos, representando os 12 apóstolos.
O domingo de Páscoa também é um dia de celebração com missa e procissões, além do preparo de pratos típicos da gastronomia local.
A Fiesta del Señor de Qoyllur Rit’i é uma combinação de celebração religiosa com turismo de aventura. Isso porque tudo ocorre a mais de 4 mil metros de altitude.
Todos os anos, antes do feriado de Corpus Christi, dezenas de milhares de pessoas fazem uma peregrinação para homenagear divindades que habitam as montanhas, Jesus e a Virgem Maria. Ou seja, é mais um exemplar do sincretismo religioso.
Os fiéis saem de Cusco com direção à província de Quispicanchi, onde começa uma caminhada que percorre 8 quilômetros ao longo de três horas. O destino é o Santuario del Señor de Qoyllur Rit’i, a 4.800 metros acima do nível do mar.
Lá no alto, há apresentações de dança com trajes típicos e, no dia seguinte, uma missa com mais rituais, procissão e benção de objetos.
Esta é mais uma das festas peruanas que é considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco desde 2004.
As Fiestas Pátrias são tão importantes no Peru que sua relevância se equipara ao Natal. O motivo é nobre: são dois dias de celebração da independência peruana, em 28 e 29 de julho, em Lima, e essas datas são feriados nacionais.
O dia 28, mais especificamente, é o dia em que se comemora a independência do império espanhol. Há cerimônias variadas, como tiros de canhão, hasteamento de bandeira e uma missa.
O dia 29 é reservado à celebração das Forças Armadas e da Polícia Nacional, com direito a paradas militares e participação de representantes dos três poderes da República.
Claro que quando o assunto é festas típicas peruanas, o Inti Raymi não pode ficar de fora da lista, não é mesmo?
A maior festa do Peru acontece todo ano no dia 24 de Junho e marca o ano novo incaico e o solstício de inverno. Fizemos um conteúdo especial contando todos os detalhes sobre essa celebração, é só clicar aqui.
Além desse conteúdo em nosso Blog, também fizemos uma Live contando todos os detalhes da importância histórica e cultural dessa festa e como o Inti Raymi é celebrado atualmentessista a live em nosso Instagram clicando aqui.
Pra quem deseja se preparar e já garantir a participação no Inti Raymi, na Machu Picchu Brasil temos um roteiro especial, chamado “Machu Picchu com Inti Raymi” com duração de 6 dias e 5 noites. A data sugerida desse roteiro é de 23 a 28 de Junho, mas a definição da data fica a critério de cada viajante! O importante mesmo é garantir estar em Cusco no dia 24 de Junho para não perder o Inti Raymi e ter essa experiência incrível!
Quer viver de perto a experiência de uma dessas festas peruanas? Converse com a nossa equipe e saiba como a Machu Picchu Brasil pode te ajudar na sua viagem ao Peru.
Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!
Error: No feed found.
Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.