Escolher bem as datas de sua viagem pode fazer toda a diferença no roteiro, não é mesmo? Afinal, se você tiver a oportunidade de chegar no destino durante alguma celebração importante, nada melhor do que vivenciar esse momento e participar junto aos locais. Como a nossa especialidade é o turismo andino e conhecemos bem a cultura desse povo, resolvemos então preparar um post exclusivo para destacar os três principais feriados no Peru.

E aí? Já pensou em fazer aquele roteiro incrível em Machu Picchu e, de quebra, incluir alguns eventos e festas tradicionais no pacote? Então, continue a leitura a seguir e se surpreenda com as celebrações dos melhores feriados no Peru. Vamos lá!

Quais são os melhores feriados no Peru para conhecer o país?

Vale destacar que a ideia aqui é falar apenas dos feriados no Peru e mostrar o que rola no país nessas datas comemorativas. Sendo assim, confira as épocas certinhas e já anote na agenda para planejar suas folgas e férias em 2020. Vamos começar?

Semana Santa no Peru (9 a 12 de abril de 2020)

Cusco

Assim como no Brasil, a Semana Santa também é celebrada no Peru e pode ser a oportunidade perfeita para quem pretende folgar por aqui e curtir uma viagem inesquecível por lá, concorda?

Em 2020, a Semana Santa começa dia 09 de abril, chamada de Jueves Santo. Em todo o país há cerimônias, festas, procissões e missas, além de alguns destinos mais famosos, como Cusco e Machu Picchu, receberem ainda mais turistas.

Na Plaza de Armas de Cusco acontecem desfiles, festas populares e as igrejas recebem iluminações e missas especiais em toda a Semana Santa, sendo um dos feriados no Peru mais movimentados e prolongados. Perfeito para aquele roteiro mais completo!

Inti Raymi (24 de junho)

feriado peruano festa do sol Inti Raymi

Sem dúvidas, o Inti Raymi, ou Festa do Sol, é a festividade mais representativa e tradicional da cultura Inca nos dias de hoje. Afinal, se trata de uma celebração milenar, da qual os Incas originais comemoravam muito antes da chegada do homem branco nos Andes e se mantém incrivelmente viva até os tempos atuais.

A celebração do Inti Raymi ocorre no dia 24 de junho em um dos sítios arqueológicos mais importantes da região de Cusco: a Fortaleza de Sacsayhuaman.

Antigamente, a festa era realizada na praça Aucaypata, onde hoje se encontra a atual Plaza de Armas de Cuzco, e contava com a participação total da população (cerca de 100 mil pessoas). Com a invasão espanhola, o então rei Francisco de Toledo proibiu a cerimônia em 1571, alegando ser um ritual pagão.

Somente em 1944, foi realizada uma reconstituição do evento, seguindo os mesmos padrões da celebração original e, desde então, anualmente se celebra o Inti Raymi, sendo considerado o mais importante evento cultural do Peru.

Festas Pátrias (28 e 29 de julho)

Cusco

A independência do Peru é comemorada em dois dias consecutivos: 28 e 29 de julho. Em todo o país, costuma haver desfiles, eventos, festas, além de as cidades se decorarem com as cores da bandeira nacional.

Quem pretende viajar e quer aproveitar os feriados no Peru não se arrependerá de encaixar o roteiro nos dias das Festas Pátrias.

Em Lima, por exemplo, já na noite do dia 27, é possível encontrar comemorações nas ruas, praças e parques da capital, sempre com músicas e danças folclóricas. Nas varandas, terraços e janelas da cidade também há bandeiras estendidas e pessoas comemorando.

Já no dia 28 pela manhã, após o exército disparar tiros de canhão e hastear a bandeira nacional, o Presidente da República participa da cerimônia do Te Deum na belíssima Catedral de Lima. Durante todo o dia, mais festividades e homenagens ocorrem na capital e nas demais cidades do país.

No dia 29 é realizada a famosa Parada Militar, que conta com desfiles de tropas, veículos de guerra e músicos das forças armadas.

Nesse mesmo dia, em outros lugares do país, como em Cajamarca, há feiras agropecuárias, além de festas tradicionais que marcam a alma do crioulismo, como touradas, exposições de cavalos etc.

Fexticum (29 de julho)

Feriados no Peru - fexticum em Chiclayo

Ainda sobre a comemoração das Festas Pátrias no Peru, vale destacar uma cerimônia bem interessante que ocorre em Monsefú, bem pertinho da cidade de Chiclayo, no Norte do país. Por lá, a festa da independência, no dia 29 de julho, é marcada pela celebração do chamado Fexticum, um evento que representa bem a cultura monsefuana. Nessa tradição, os moradores saem às ruas com fantasias típicas, realizam desfiles com danças e músicas tradicionais e, pra completar, claro, tem muito gastronomia local em barraquinhas e feiras de rua.

Para quem pretende visitar o Norte do Peru nessa época, fica a dica de tirar um dia para participar das celebrações na região.

Santa Rosa de Lima (30 de agosto)

Considerada a primeira santa católica das Américas, Rosa de Lima nasceu em 1586 e dedicou sua vida inteira de ajuda aos pobres. Em 1671, o então Papa Clemente reconheceu a sua missão e a canonizou no mesmo ano, tornando-a assim a padroeira oficial do Peru até os dias de hoje.

Em sua homenagem, o dia 30 de agosto, que representa a data de nascimento da Santa Rosa de Lima, é considerado um dos mais importantes feriados no Peru. Por isso, a data é celebrada em todo o país, especialmente, em Lima, onde há um grande santuário dedicado à santa e também em pequenos vilarejos, com missas e procissões.

Em resumo, esses são os principais feriados no Peru para quem pretende realizar aquela viagem inesquecível em 2020. Porém, caso suas férias não se encaixem nessas datas acima, o ano que chega promete bastantes oportunidades de colocar a mochila nas costas e cair na estrada.

Sendo assim, se quiser visitar o Peru e desbravar todos os mistérios desse país maravilhoso, saiba que a Machu Picchu Brasil é a única agência 100% especializada na cultura andina e, independentemente da data escolhida, sua experiência é garantida por quem mais conhece o país. Confira todos os roteiros disponíveis e viva cada momento de seu roteiro!

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram