Entre todas as belezas e espetáculos naturais que podemos encontrar no Peru, sem dúvidas, o famoso voo do condor, pássaro considerado símbolo sagrado pelos povos de lá, é um dos mais fascinantes de todos. E há um lugar mágico e famoso por ser palco dos rasantes dessa belíssima ave peruana: o Mirante de Condores de Chonta.

Este é um exemplo incrível da natureza sem igual que o Peru ostenta, como se já não bastassem a riquíssima história e cultura andina, a gastronomia impecável e o povo extremamente acolhedor.

Enquanto muitos acham que avistar o voo desta ave é privilégio apenas de observadores ou aventureiros que desbravam as inúmeras trilhas e montanhas andinas, vamos mostrar, neste post, como chegar até o mirante de Condores de Chonta e ter acesso a esse espetáculo.

Se você ainda não conhece, não tem problema! Afinal, o destino sempre esteve entre as rotas mais alternativas e pouco conhecidas do Peru. Porém, agora, com um novo anúncio do governo peruano, finalmente, o Mirante de Condores de Chonta passa a ser considerado parte das rotas turísticas de Cusco. Por isso, merece um destaque exclusivo nos roteiros dos viajantes apaixonados pela natureza.

Sem mais delongas, bora conhecer um pouco desse fabuloso cenário? Vamos lá!

Afinal, o que é o Mirante de Condores de Chonta?

Para quem não sabe, recentemente, o governo peruano anunciou quatro novas rotas turísticas em Cusco (por sinal, uma mais incrível que a outra). São elas: a Ponte Inca de Q’eswachaka, a montanha colorida de Palccoyo, os Três Cañones de Suykutambo e, por fim, o nosso fabuloso Mirante de Condores de Chonta.

Este último contempla uma série de atrativos, entre sítios arqueológicos, trilhas, nevados e, fazendo jus ao nome, um mirante perfeito de onde é possível admirar um dos espetáculos mais desejados pelos aventureiros no Peru: o famoso voo do condor sagrado!

O lugar está a uma altitude de nada menos que 3.450 metros acima do nível do mar e com uma vista de cair o queixo do imenso Vale do Rio Apurímac – para aqueles que não sabem, se trata da extensão do Rio Amazonas.

Valle Del Colca

Como chegar até o Mirante de Condores de Chonta?

O Mirante de Condores de Chonta fica em um distrito chamado Limatambo, a cerca de 98 km ao nordeste de Cusco. Nesta mesma localidade, há uma comunidade ainda bem tradicional, chamada Chonta, daí o nome do atrativo.

Há ônibus que partem de Cusco, porém, se quer uma dica de quem conhece bem a região, a melhor opção é sempre contratar um tour fechado. Afinal, estamos falando de uma localidade com pouca estrutura ainda, estradas pouco sinalizadas e com horários e veículos não muito confiáveis. Por fim, até o Mirante dos Condores de Chonta há uma trilha a se fazer!

Para se ter uma ideia, o tempo médio de viagem até o distrito é de 3h30. Além disso, partindo com um guia, você terá a oportunidade de explorar melhor a região, visitar mercados e feirinhas locais, sem contar os incríveis sítios arqueológicos da era Inca que existem por lá.

Qual o nível de dificuldade da trilha?

É sempre bom falar sobre o nível de dificuldade de trilhas quando o assunto é Peru. Porém, no caso do Mirante de Condores de Chonta, pode ficar tranquila. Apesar da altitude ser consideravelmente elevada, podemos classificar o caminho como mediano.

Ao todo, a trilha do Mirante de Condores de Chonte tem cerca de 3,5 km de extensão e um tempo médio de caminhada de 1h30. Como não poderia ser diferente, a rota é contemplada por uma paisagem riquíssima em vegetação, rochas e gigantescas montanhas ao fundo. Animais em seu habitat natural também são facilmente avistados, como lhamas, alpacas, lagartos, águias, gaviões e, ao topo do mirante, o espetacular e magnífico condor!

Condor

Dicas extras para visitar o Mirante de Condores de Chonta

Se você tem uma viagem planejada para o Peru e quer explorar Cusco com outros olhos e por destinos ainda pouco conhecidos, então nem pense duas vezes para incluir o Mirante de Condores de Chonta em seu roteiro. Para te ajudar no planejamento, se liga nessas dicas essenciais para visitar o destino:

  • Reserve um dia inteiro do roteiro para visitar a região;

  • Não arrisque fazer o passeio por conta própria. Afinal, é muito tempo de viagem e falta estrutura pública para quem não conhece bem a região;

  • Apesar da trilha moderada, recomenda-se o uso de botas ou calçados bem confortáveis;

  • Leve sua câmera e filmadora. Se forem profissionais, melhor ainda;

  • A temperatura pode variar entre 5º e 22ºC, dependendo da época do ano.

Solicite o passeio à sua agência e visite o Mirante de Condores de Chonta com todo o suporte

Para quem ainda não conhece, a Machu Picchu Brasil é a única agência de viagem brasileira especializada exclusivamente no turismo peruano. Muito mais do que vender simples pacotes, a agência oferece verdadeiras experiências aos viajantes.

Além disso, a empresa conta com equipes locais e uma abrangência sem igual pelos mais variados destinos do país, podendo te levar desde os destinos mais clássicos até os lugares mais desconhecidos e distantes do Peru. Para aqueles que já pretendem visitar Cusco e gostariam de aproveitar um dia para ir até o Mirante de Condores de Chonta, basta solicitar ao agente responsável para personalizar o seu roteiro, incluindo o tour e outros passeios de seu interesse.

Casal

Enfim, essas são as nossas dicas básicas para você visitar o Mirante de Condores de Chonta e poder admirar o fabuloso voo do condor andino, ave tão mística e poderosa, assim como o seu povo e sua história milenar. Sem sombra de dúvidas, é mais uma rota alternativa que permite explorar um lado ainda pouco conhecido de Cusco e todos os seus encantos. Portanto, prepare as malas e mergulhe em mais uma aventura nesse extraordinário país da América do Sul.

Curtiu o post? Se ainda não conhecia o Mirante de Condores de Chonta, assim como as demais novas rotas turísticas de Cusco, que tal programar sua próxima trip por lá? Antes de mais nada, compartilhe o artigo em suas redes sociais e já marque aqueles companheiros que sempre topam uma nova aventura!

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram