Já ouviu falar no Soroche, o famoso mal de altitude de Machu Picchu? Pois é! Não é novidade nenhuma dizer que uma viagem ao Peru é capaz de mexer com nossas sensações e emoções, mas quando se trata de visitar um lugar que fica a quase 2.500 metros acima do mar, é bom seguir alguns conselhos básicos para aclimatar o corpo e não deixar que um mal-estar atrapalhe o seu roteiro.

Bom, de começo, podemos garantir que o Soroche é bastante comum entre muitos viajantes e não oferece risco nenhum. Porém pode causar uma sensação de enjoo nem sempre muito agradável nos primeiros dias de viagem, até finalmente o corpo se adaptar.

Como especialistas no turismo andino, nós temos boas dicas e conselhos certeiros para encarar de boa a altitude de Machu Picchu e passar longe do Soroche durante o seu roteiro. Vamos conferir?

Afinal, qual é a altitude de Machu Picchu?

altitude de machu picchu

A altitude de Machu Picchu é de exatamente 2.430 metros acima do mar, enquanto Cusco está numa altitude ainda maior: a quase 3.400 metros.

Para quem pretende encarar a Trilha Inca, que liga justamente as duas cidades acima, precisa passar por pontos ainda mais altos do que os já citados, como é o caso de Warmihuañusca, com mais de 4.200 metros.

Os efeitos do Soroche podem ser potencializados por todos esses fatores, somados ao ar rarefeito da montanha, o esforço físico das caminhadas e falta de preparo.

E quais são os possíveis efeitos do Soroche?

O Soroche não é uma regra para todos aqueles que viajam ao Peru e encaram a altitude de Machu Picchu. Evidentemente, isso vai depender de uma série de fatores diversos e principalmente da resistência de seu corpo ao ambiente.

Vale ressaltar também que um roteiro para Machu Picchu, por mais leve que seja o seu, sempre vai envolver passeios a pé e é fundamental se preparar o mínimo para minimizar os efeitos da altitude, especialmente nos primeiros dias.

Para entender melhor quais são os principais sintomas do Soroche, confira a lista a seguir:

  • Enjoos e mal estar;

  • Perda de fôlego com pouco esforço;

  • Dor de cabeça leve;

  • Possíveis tonturas;

  • Sensação de cansaço.

Vale reforçar a ideia de que todos esses sintomas costumam ser bem leves e apenas causam um desconforto no início, mas quando se pode evitá-lo, melhor, né?

Quais as dicas para minimizar os efeitos da altitude de Machu Picchu?

Cusco

Provavelmente, seu passeio pelas ruínas incas não será feito logo no primeiro dia de viagem e, por isso, é quase certo que seu corpo já estará devidamente aclimatado à altitude do lugar durante o tour. Em geral, as pessoas costumam sentir mais os sintomas do Soroche quando chegam em Cusco e é nessa hora que é importante colocar em prática alguns conselhos úteis.

Vamos lá!

  • Tire o primeiro dia de seu roteiro em Cusco para fazer caminhadas leves e sem grandes esforços;

  • Aproveite para tomar o tradicional chá de coca, normalmente servido pelos hotéis logo após o check in. Os efeitos da bebida acalmam e ajudam a controlar o fluxo sanguíneo e a respiração;

  • Ao sentir algum sintoma, a melhor coisa é sentar, descansar e esperar passar;

  • Você pode recorrer a medicamentos conhecidos para enjoos sem exageros, apesar do chá de coca ter o mesmo efeito;

  • Ande sempre com uma garrafa de água na bolsa ou na mochila e procure se manter hidratado com frequência;

  • Apesar da gastronomia peruana ser irresistível, é recomendado evitar muitos condimentos e pratos mais pesados no primeiro dia do roteiro, especialmente se você já se sentiu enjoado no dia. Haverá bastante tempo para degustar tudo nos dias seguintes.

E quem vai fazer as trilhas incas, quais cuidados deve ter com a altitude de Machu Picchu?

altitude de machu picchu nas trilhas

Para os aventureiros que pretendem encarar a altitude de Machu Picchu a pé, é bom reforçar alguns cuidados. Há diferentes caminhos e trilhas até as ruínas incas, cada qual com tempos, níveis e tamanhos diferentes.

No entanto, independentemente do trajeto escolhido, todas as opções demandam esforço físico e resistência. Portanto, é recomendado seguir as dicas abaixo:

  • Antes de embarcar, procure estar em dia com as suas atividades físicas;

  • É indicado também fazer um check up com o seu médico de confiança e avaliar sua saúde antes de começar a aventura;

  • Ao chegar em Cusco, tire o primeiro dia para descansar e realizar passeios leves e sem muito esforço físico;

  • Não custa nada sempre se alongar e praticar a respiração antes e durante o trekking;

  • A alimentação e a hidratação também são fatores que contam muito para a sua resistência à altitude de Machu Picchu;

  • Acompanhe sempre o seu ritmo de caminhada e evite esforços demasiados. Se sentir qualquer mal-estar, não force e nem hesite em avisar o seu guia;

  • Utilize equipamentos adequados, que possibilitem mais conforto, e reduza os impactos e esforços durante a trilha.

CONHEÇA AS MELHORES TRILHAS PARA MACHU PICCHU

Outras dicas importantes para a altitude de Machu Picchu

Chá de coca

Não importa como você pretende chegar em Machu Picchu. De trem, carro ou a pé, a altitude do lugar sempre será um fator presente e que precisa ser levado em consideração. Com todas as dicas acima, é possível minimizar bastante ou até mesmo evitar de vez os efeitos do Soroche.

No entanto, como falamos, isso vai variar conforme cada organismo. Para finalizar e reforçar mais alguns cuidados com a altitude de Machu Picchu, separamos algumas dicas extras e que também fazem diferença na hora de embarcar na sua aventura. Confira!

  • Ao arrumar as malas, lembre-se de colocar roupas leves para os passeios e incluir uma mochila ou bolsa pequena, para sempre poder levar uma água, frutas, cereais etc;

  • Calçados confortáveis também contam bastante e evitam esforços desnecessários;

  • Não se esqueça de preparar um kit básico de medicamentos, com remédios para enjoo, dor de cabeça, dor de barriga etc.

  • Controle a ansiedade, busque dormir sempre bem e evite muitos esforços, especialmente antes e durante o primeiro dia de viagem.

Enfim, essas são as dicas valiosas para encarar de boa a altitude de Machu Picchu e deixar o tal Soroche passar longe. Porém, não se preocupe se, mesmo assim, algum mal estar incomodar no primeiro dia da viagem. Essa aclimatação é um processo totalmente normal e faz parte da adaptação do corpo ao ambiente. Basta seguir os conselhos e deixar os efeitos passarem normalmente para poder curtir cada minuto dessa aventura inesquecível.

Curtiu? Quer mais dicas legais para a sua viagem para Machu Picchu? Então, não deixe de conferir também o nosso guia completo para visitar as ruínas incas em grande estilo. Boa leitura!

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram