Lima é uma das principais metrópoles da América do Sul e Miraflores é um de seus bairros mais modernos e movimentados. Mas você sabia que justamente em meio a esse cenário tão urbano está um sítio arqueológico de mais de 1.500 anos? Estamos falando de Huaca Pucllana.
O local é um dos vestígios da cultura Lima, civilização pré-incaica que habitou a região que hoje abriga a capital peruana. E você pode fazer esse mergulho na história em plena cidade grande em um roteiro de viagem ao Peru. Continue a leitura para conhecer os detalhes de Huaca Pucllana e saber como conhecer mais esse tesouro da cultura andina.
A história e o significado do sítio arqueológico de Huaca Pucllana não se separam da cultura Lima, por isso precisamos antes voltar ao passado para resgatar brevemente a história desse povo. Esta civilização, que é anterior aos Incas, se desenvolveu entre os anos 200 e 700 d.C. na costa central do Peru, entre os vales de Chancay e Lurín, e foi contemporânea de outras civilizações, como a Moche e a Nasca.
Foi um povo que se caracterizou principalmente pela produção em cerâmica e produção arquitetônica, e Huaca Pucllana surge por volta de 400 d.C., quando a população Lima experimentou um grande crescimento.
Huaca Pucllana, que significa “templo dos adoradores do mar”, entra em cena como um importante local de cerimônias e rituais. Os historiadores estimam que eram três os principais tipos de rituais que ocorriam no local, todos eles simultâneos: sacrifícios humanos; quebra de grandes recipientes de cerâmica decorados com espécies marinhas, principalmente tubarões; e banquetes com alimentos extraídos primordialmente do mar.
É possível que o local também tenha abrigado atividades administrativas da cultura Lima, mas sua principal função era receber as atividades sagradas.
A área que hoje consiste no sítio arqueológico de Huaca Pucllana tem o equivalente a seis hectares, cerca de um terço do seu tamanho original no auge da cultura Lima. Uma das principais construções remanescentes é a Grande Pirâmide, que é um conjunto de construções superpostas com sete plataformas diferentes, dentre elas uma grande praça, altares, pátios e repositórios para oferendas.
Na porção mais baixa do terreno, ao redor da Grande Pirâmide, está o chamado Complexo Noroeste, formado por pátios, praças e construções interligadas. A pirâmide e a parte baixa estão interligadas por uma grande rampa em formato zigue-zague de grandes proporções.
Todas as construções são primordialmente de adobe, feitas com barro à mão e seco sob o sol.
Você pode facilmente incluir uma visita ao sítio arqueológico de Huaca Pucllana em um roteiro de viagem para Lima se viajar com a Machu Picchu Brasil.
O passeio está incluso em tour que vai te mostrar as faces histórica, moderna e colonial de Lima, e você ainda pode ter a oportunidade de almoçar ou jantar no restaurante localizado no sítio, vista panorâmica para as ruínas.
Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a montar um roteiro no Peru rico em experiências!
Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!
Error: No feed found.
Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.