Uma viagem com amigos é sempre uma experiência incrível. Tudo bem que, em certas ocasiões, podem surgir aqueles desencontros, afinal, sempre tem um ou outro no grupo mais difícil de lidar ou de aceitar outras propostas.

Normal, relaxa! O fato é que, se quiser curtir a trip com todo mundo bem e feliz, cada um precisa ceder um pouquinho e encontrar um consenso geral.

Pensando nisso, a gente separou algumas dicas sobre o que vocês não devem fazer ao planejar uma viagem com amigos. Quer conferir? Então, leia até o final e saiba mais!

Conheça os 6 erros mais comuns em uma viagem com amigos

1- Não planejar o orçamento individual

Não há dúvidas que amigos são feitos para ajudar um ao outro. Além do que, é sempre bom fazer ou receber aquele agrado às vezes, como um convite para pagar o jantar, um drink, um passeio etc. No entanto, estamos falando aqui sobre orçamento de viagem e, com certeza, isso é uma das coisas mais importantes do planejamento de um roteiro em grupo.

Já imaginou comprometer o passeio pelo simples fato de algum amigo não ter se planejado devidamente para a viagem? Provavelmente, vocês vão encontrar alternativas para curtir, porém, de fato, isso pode criar um clima chato e, até mesmo, deixar de aproveitar lugares e atrações de bobeira.

Por isso, para uma viagem com amigos, busque planejar os pacotes certinhos, conferir gastos médios para o roteiro, hospedagens, alimentação, passeios e certifique-se que todos estão de acordo com o orçamento. Não deixe para descobrir isso no meio da viagem, combinado?

2- Gerar conflitos por questões de preferências e gostos

O mundo seria muito chato se todo mundo gostasse das mesmas coisas, não é mesmo? Conviver com as diferenças é super legal e todo ciclo de amizade passa por isso. No entanto, uma viagem com amigos é muito diferente de um simples encontro de final de semana, uma balada ou uma festa. Afinal, as pessoas vão passar dias e noites juntas e precisam estar na mesma “vibe” do destino.

Quer um exemplo prático para facilitar? Imagine que você e sua melhor amiga resolvam ir para Machu Picchu, explorar aquelas paisagens incríveis, degustar uma das melhores culinárias do mundo e desbravar os mistérios milenares do lugar. Até aí, beleza! Só que acontece que você é aventureira, apaixonada por natureza, cultura e experiências diferentes, enquanto sua amiga é extremamente exigente, não abre mão do conforto e jamais se imaginaria acampando, por exemplo.

Ou seja, você toparia fácil uma trilha em meio às paisagens, enquanto ela só iria de trem e com tudo o que tem direito. Antes que desistam do roteiro, tentem chegar a um acordo e ceder um pouco de cada lado. Afinal, em uma viagem com amigos, sempre vão ter questões como essas. Porém, com um pouquinho de organização, planejamento e, claro, uma aberturazinha para aceitar as propostas, no final dá tudo certo.

Viagem com amigos

3- Reclamar de tudo

Bom! Todo mundo tem o direito de reclamar se algum serviço deixar a desejar. Porém, em uma viagem com amigos, sempre tem aquele “reclamão” de carteirinha. Basta aparecer um motivo qualquer para ele começar a falar. Mas, e aí? Como se comportar nesses casos?

O primeiro passo é que o “reclamão” não deve ser você! Aproveite o máximo da viagem e não deixe que coisas pequenas atrapalhem o passeio ou interfiram no roteiro. Mas caso seja outra pessoa do grupo, tente convencê-la que aquilo não é nada demais e bola pra frente. Imprevistos podem acontecer a qualquer hora: chuva no dia do passeio, balada vazia, a comida não atendeu às expectativas… enfim, uma série de coisas pode acontecer e chatear naquele momento. Mas, por favor! Só naquele momento! Nada de passar a viagem inteira resmungando, combinado?

4- Convidar mais gente do que o planejado

Ter muitos amigos realmente é uma maravilha! Mas, acredite, para uma viagem em grupo, isso pode soar como um problema. Claro que tudo vai depender da ocasião e do planejamento. Por exemplo, uma festa de final de ano, com casa alugada e tudo mais, pode tranquilamente se tornar uma experiência excelente para grupos enormes.

Agora, imagine algo mais específico como um trekking de quase uma semana! Provavelmente, aquele amigo sem preparo físico vai querer ficar no meio do caminho ou sugerir coisas fora do planejado etc. Enfim, certamente vai gerar conflitos que não estavam nos planos do grupo original.

Por isso, o mais recomendado é fechar sempre um número certo de pessoas e todos na mesma “vibe” para não surgir surpresas ou dor de cabeça no meio da trip. Muita gente é palco para aborrecimento!

Viagem com amigos

5- Trazer problemas pessoais para a viagem com amigos

Não traga seus problemas dentro da mala! Aliás, aproveite o momento da viagem com amigos para esquecê-los e, até mesmo, resolvê-los de vez. Lembre que sentir-se para baixo e ficar remoendo problemas não ajuda em nada e, inclusive, pode atrapalhar a diversão dos outros colegas. Entregue-se de corpo e alma à viagem e curta cada segundo do destino e de suas companhias. Viajar é a melhor terapia de todas, acredite!

Viagem com amigos

6- Não fechar o pacote com uma agência especializada

Indiscutivelmente, fechar o pacote de sua viagem com amigos com uma agência especializada é a escolha mais certa de sua vida. Afinal, é a única forma de conseguir agradar a todos e planejar um roteiro praticamente personalizado com quem entende do lugar, ou seja, sem surpresas. Fora isso, contar com o apoio de uma empresa garante mais qualidade nos serviços prestados, na segurança e no suporte para qualquer imprevisto que venha a ocorrer.

Por fim, você e seus amigos não correm riscos de gastos extras, correrias e perrengues durante o roteiro.

Sem dúvidas, uma viagem com amigos pode ser a melhor experiência de todas e proporcionar muitas risadas, emoções, surpresas positivas e, claro, momentos inesquecíveis, capazes de fortalecer ainda mais a amizade do vocês. Por isso, não perca tempo e viva cada minuto de sua trip intensamente!

Curtiu o post? Deu vontade de arrumar a mochila e programar a próxima aventura (sem cometer os erros acima, claro!)? Então, compartilhe agora no Facebook e marque seus amigos! Quem sabe alguém não anima para embarcar junto?

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram