Quem viaja ao Peru deve saber que o país reserva muito mais do que uma cultura milenar e paisagens de cair o queixo.
A culinária exuberante e cheia de segredos é também um dos principais atrativos de lá. O ceviche, por exemplo, é uma das receitas que ganhou novas versões no mundo inteiro e que, indiscutivelmente, é a maior referência da gastronomia local. Porém, os sabores peruanos vão muito além desse prato com peixe.
A diversidade de produtos e especiarias típicas fazem da cozinha peruana uma das mais completas e exuberantes do planeta. Quer conhecer algumas dessas maravilhas além do ceviche? Então, prepare o paladar e tome nota das dicas que separamos abaixo. Vamos lá!
Provavelmente, você vai tirar algumas fotos desses simpáticos bichinhos, seja em Machu Picchu, seja em qualquer outra região do Peru. As alpacas estão espalhadas pelos campos, fazendas e montanhas do país, sempre mascando alguns matinhos e encarando as pessoas. Assim como as suas primas lhamas, sua carne é ingrediente certo nas mesas dos restaurantes peruanos e, sem dúvida, é um dos sabores mais característicos da região.
Em geral, é servida grelhada com algum molho especial e seus acompanhamentos podem variar entre o arroz, batatas, purê, saladas ou, até mesmo, um delicioso risoto de quinoa. Bom, confessamos que esse último, de fato, é imperdível!
Entre os sabores peruanos mais comuns, não pode faltar o famoso lomo saltado. Certamente, você não terá muita dificuldade de encontrar esse prato, afinal é um dos mais populares do Peru e a cada esquina haverá um restaurante o anunciando, com diferentes acompanhamentos, preços e tamanhos.
Basicamente, é um “mexido” com pedaços de carne bovina, misturado ao arroz, batatas, tomate e cebola. Mas nada impede de alguns restaurantes incluírem outros ingredientes como ovo e legumes, por exemplo. Em todo caso, é certeza de uma porção bem servida e muito saborosa.
Para os amantes dos pescados, o Peru não deixa a desejar também (prova disso é o próprio ceviche, que prometemos não incluir nessa lista). Mas a trucha é outro exemplo clássico. Mesmo sendo muito comum em algumas regiões do Brasil, a famosa truta é um pedido imperdível entre os sabores peruanos.
Apesar de ser facilmente encontrada no país inteiro, uma dica valiosa é deixar para experimentar o peixe em um passeio pela região do Vale Sagrado. Afinal, todo conhecimento inca sobre agricultura e a fartura de ingredientes parecem ter inspirados os temperos dos chefs daquelas bandas de lá!
Nossa lista sobre os sabores peruanos também tem espaço para uma bebida típica, feita à base do ingrediente mais presente nas receitas desse país: o milho. Mas não pense que as espigas de lá são as mesmas que encontramos em feiras e mercados do Brasil. Prova disso é que esse refresco, geralmente, tem a coloração roxa, idêntica à cor do milho.
A chicha morada é uma bebida típica da cultura inca, que atravessou os anos e ainda se mantém como uma tradição e costume dos locais. Chegou a ganhar versões alcoólicas (é sempre bom perguntar antes de provar). Seu sabor é bem particular e a fermentação promove uma sensação única no paladar. Vale muito a pena experimentar!
Por falar em milho, o choclo é vendido da mesma forma que as espigas cozidas no Brasil, porém com os grãos bem maiores. Não é difícil encontrar vendedores nas ruas, em especial em Cusco, oferecendo a iguaria enrolada na palha. Pode ser uma boa pedida na hora do lanche, durante algum passeio. A dica é incluir uma fatia de queijo, geralmente opcional! Bom e bem baratinho!
Mais uma bebida para completar nossa lista de sabores peruanos. O pisco sour é o drinque mais famoso de todo o Peru. Numa comparação mais superficial, essa seria a caipirinha deles. Porém, a receita é bem diferente e, consequentemente, o sabor também.
À base de pisco (aguardente produzida da uva), limão, clara de ovo, açúcar e gelo, esse coquetel é extremamente refrescante e saboroso e, certamente, ajuda a animar as noites das cidades peruanas. Mas é bom ir com calma! Seu sabor adocicado e aparentemente leve pode surpreender aqueles que não estão muito acostumados.
Outra receita típica do Peru e que não pode faltar no seu roteiro é o tradicional Ají de Gallina. A não ser que você não seja fã de pratos muito condimentados, pois esse creme de frango costuma ser bem puxado na pimenta, neste caso a ají amarela.
O prato tem influências da culinária francesa e espanhola e sua aparência se assemelha a um strogonoff, porém de cor bem amarelada e, geralmente, acompanhado de arroz branco. No entanto, o sabor é incomparável e só mesmo provando para descrevê-lo.
Por fim, o cuy! Se você ainda não conhece esse prato, prepare-se para se espantar um pouco. O fato é que a apresentação pode não ser a mais agradável, pois se trata de um porquinho da índia, frito ou assado, de corpo inteiro. Exatamente isso que você imaginou! O pequeno animal vem completo no prato, com cabeça, dentes e tudo mais!
Apesar disso, vale encarar o desafio e saborear uma das carnes mais exóticas que o país oferece em seus cardápios. Sem dúvidas, é um dos sabores peruanos mais tradicionais e completa a lista de curiosidades e riquezas que esse povo reserva aos visitantes.
Enfim, essas foram nossas oito dicas de pratos além do ceviche. Com toda certeza, eles representam apenas um pouco do que é a vasta culinária desse país repleto de surpresas e encantos. Prepare-se para a maior aventura de sua vida, entre as paisagens, culturas, histórias, costumes e sabores peruanos. Boa viagem e bom apetite!
E aí, curtiu o post? Deu vontade de arrumar as malas e embarcar para um dos destinos mais incríveis do mundo? Antes de partir, não deixe de conferir também outro artigo imperdível com dicas valiosas de como viajar e economizar. Boa leitura!
Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!
Error: No feed found.
Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.