Inti Raymi – A festa do sol: A festa mais importante de Cusco
O Inti Raymi, atualmente é uma festa realizada anualmente e é uma das mais famosas celebrações de Cusco, no Peru. Essa festa, na época dos povos Inca, era como a celebração do ano novo para nós.
Isso porque esse festejo era para celebrar o fim do ano agrícola anterior, que acontecia entre os meses de maio e junho, e o início de um novo ano agrícola, em julho.
Sendo assim, a última semana de junho era uma fase de transição que, segundo eles, merecia ser extremamente comemorada.
A celebração Inti Raymi, então, nada mais é do que reverenciar, realizar sacrifícios e dar oferendas ao Deus Sol, que eram as práticas comuns para a civilização Inca, que se consideravam filhos do Sol. Era ao sol que eles dedicavam toda a sua existência e tudo que tinham ao seu redor.
Vale lembrar que a festa foi criada há mais de 6 séculos atrás e é desde 1944 que os habitantes de Cusco resolveram passar a representar o Inti Raymi anualmente.
A celebração feita é assistida por uma grande quantidade de turistas e conta com a incrível participação dos moradores locais. O dia da festa é tão importante para a cidade que o dia da celebração foi intitulada “Dia de Cusco” e as festas se estendem desde de junho até a primeira semana do mês de agosto.
Quem já presenciou o Inti Raymi é testemunha que nessa época a cidade se transforma e tudo passa a girar em torno da celebração. Sendo assim, é extremamente recomendável visitar a região nessa época, porém tem que estar disposto a desfrutar da festa, visto que muitos pontos turísticos ficam comprometidos ou lotados nesse período.
Se a ideia é visitar Machu Picchu, então, o ideal é fazer isso com antecedência pois o transporte tem um grande aumento no fluxo e o deslocamento pode ser comprometido.
Um pouco sobre a história da festa do sol
A programação geral dos dias de celebração é divulgada anualmente, porém, a celebração principal acontece sempre no dia 24 e normalmente segue sempre a mesma ordem.
Dessa forma, as encenações têm início as 9h em Qoricancha, que um dos principais templos construídos pelos Incas como homenagem ao Deus do Sol e é lá que o “Rei Inca” faz a invocação ao Deus Sol. Esse início da festa dura, em média, uns 30 minutos e a entrada é gratuita e é feito toda encenação na língua de origem o Quéchua. Porém, claro, é importante chegar cedo para conseguir ver bem o ato, e outra coisa que muitos turistas não sabem, a Machu Picchu Brasil oferece em seu Pacote de Inti Raymi o Guia fazendo tradução simultânea durante o evento.
Por volta das 11h da manhã as encenações são feitas na Plaza de Armas, que fica no centro de Cusco. Nesse momento a praça toda vira um enorme palco no qual centenas de cusquenhos encenam a entrada do povo Inca na cidade.
O que impressiona nessa etapa é a incrível caracterização que eles utilizam durante os 45 minutos de duração do ato. Essa parte do evento também é gratuita e faz um cortejo lindíssimo através da cidade.
O auge da celebração se dá em Saqsaywaman, que um importante centro arqueológico da região. Então, o povo fica esperando o cortejo do “Rei Inca” entrar nessas ruínas.
Já dentro do local o “rei Inca” faz um “” de uma alpaca enquanto invoca de novo o Sol, seu pai. Essas encenações começam por volta das 13h e também tem duração de cerca de 1h30 minutos.
Para essa última etapa da festa os visitantes podem comprar ingresso limitados para as arquibancadas que fica dentro do Sítio Arqueológico Saqsaywaman, são 3 tipos de ingressos que variam a vista da encenação e os valores.
Essa e a Festa do Sol, e agora você já sabe um pouco mais sobre ela. Aproveite e conheça!
Lembrando que a Machu Picchu Brasil terá um grupo para conhecer a festa mais importante do Peru, o Pacote Terrestre com 6 dias e 5 noites, incluindo os principais passeios como Tour Cusco Arqueológico, Vale Sagrado dos Incas e claro Machu Picchu, e no dia 24/06 teremos um passeio de todo um dia iniciando as 09h00, com Guia, Transporte, Ingresso a Principal cerimonia e box lunch.
Consulte-nos através do nosso telefone (11)2528-2456 ou através do site: http://www.machupicchubrasil.com.br
Saiba que o maior perigo de se conhecer o Peru é se apaixonar pelo país e querer ficar mais e mais no lugar. O que está esperando para visitá-lo e se surpreender com a beleza e com os encantos peruanos? Na volta, conte pra gente o que achou da experiência em Machu Picchu nos comentários!
Texto : Machu Picchu Brasil no Google+
Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!
Error: No feed found.
Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.