Os templos de Cusco ajudam a contar e entender a história desta que é considerada por pesquisadores a cidade habitada mais antiga de toda a América. Afinal, é uma trajetória que começa com vestígios de povos ocupando o local há 3.000 anos e passa pelo estabelecimento da cidade como capital do Império Inca no século XIII, pelas intervenções provocadas pela colonização espanhola e pela sua transformação em um importante centro cultural e turístico nos tempos de hoje. Quer saber melhor quais são esses templos de Cusco para preparar o seu roteiro pela cidade? Continue a leitura.

 

1. Qorikancha, o Templo do Sol

Sem dúvida alguma, um roteiro pelos templos de Cusco deve começar com o Qorikancha, também chamado de Templo do Sol. Ele foi originalmente construído por volta do século XV e servia como local sagrado para rituais e oferendas ao deus Sol. Posteriormente, foi destruído pelos colonizadores espanhóis, que em seu lugar fizeram o Convento e a Igreja de Santo Domingo. Mas os colonizadores mantiveram os alicerces de pedras incas, fazendo com que a arquitetura dos povos nativos ficasse sobreposta à nova construção, e até hoje é possível admirar a fundação original da construção.

 

2. Catedral Basílica da Virgem da Assunção, um dos principais templos de Cusco

Sede da Arquidiocese de Cusco, a catedral datada do século XVI impressiona pelo estilo gótico-renascentista. Assim como o Templo do Sol, a basílica também foi construída sobre a fundação de uma construção inca, mais precisamente, a fortaleza de Sacsayhuaman. Em seu interior, é possível apreciar obras de arte da escola cusqueña de arte e a famosa imagem do Señor dos Temblores (Senhor dos Terremotos).

 

3. Templo de San Pedro, um dos mais famosos da cidade

O Templo de San Pedro data do século XVII e fica no centro histórico de Cusco. Foi construído pelos colonizadores espanhóis e destaca-se pela arquitetura barroca andina, com suas duas grandes torres laterais. Assim como a Catedral de Cusco, citada acima, o Templo de San Pedro também abriga belas obras da escola cusqueña de arte. 

 

4. Monastério de Santa Catalina, de Arequipa para Cusco

Originalmente fundado em Arequipa, no século XVII, o Monastério de Santa Catalina logo foi transferido para Cusco em razão de desastres naturais que assolaram Arequipa. Em sua função original, a construção abrigava freiras. Hoje, é um museu com pinturas da escola cusqueña e tapeçarias da era colonial. 

 

5. Igreja de San Francisco, um grande complexo

Mais que um dos notáveis templos de Cusco, a Igreja de San Francisco é hoje um complexo de atrações culturais e históricas. A construção datada do século XVI é acompanhada de um convento, ambos com arquitetura e obras de arte para se admirar. Ainda é possível visitar as famosas catacumbas, com ossos e crânios, e uma biblioteca repleta de obras valiosas, dentre elas uma bíblia escrita em cinco idiomas.

 

Os templos de Cusco certamente merecem um espaço no roteiro de quem visita a cidade. Se você precisa de ajuda para se organizar, entre em contato agora mesmo com a equipe da Machu Picchu Brasil. Nossa equipe já realizou mais de 40.000 viagens para o Peru e está pronta para te auxiliar. Também temos condições especiais para o seu aéreo.

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram