Se você pretende viajar para o Peru, com certeza já ouviu falar sobre uma bebida muito famosa no país: o Pisco Peruano.
Um dos primeiros registros sobre o Pisco é do século XVI, quando a Espanha levou as primeiras videiras para Cusco. Elas foram cultivadas no Vale de Pisco, onde a adaptação das uvas foi perfeita.
O termo “Pisco” vem do quéchua, uma língua indígena da América do Sul e ainda muito falada no Peru e nos países vizinhos, e significa “pássaros”.
As principais regiões produtoras do Pisco Peruano são: Lima, Ica, Arequipa, Moquegua e os vales de Locumba, Sama e Caplina.
O Pisco Peruano é um tipo de aguardente, mas sua produção não é tão simples. Um Pisco considerado de alto padrão pode demorar até 24 meses para ficar pronto e chega a atingir um teor alcóolico de 70%.
Além disso, essa bebida só pode ser produzida com uvas pisqueira, divididas em aromáticas (Itália, Moscatel, Albilla e Torontel) e não aromáticas (Quebranta, Negra Criolla, Molla e Uvina).
Após a escolha das uvas, elas são esmagadas para obter o mosto (o suco da uva). Em algumas produções artesanais, a moagem ainda é feita pela pisa de homens.
Em seguida, o suco é guardado em uma cuba – de material que não altere nenhuma característica da bebida, como cor ou sabor – para que ele seja fermentado e depois destilado.
O Pisco Peruano só é adequado para o consumo depois de, pelo menos, três meses de repouso após a destilação.
Agora que você já sabe a história e o processo de fabricação dessa bebida tão famosa no Peru, você precisa conhecer as variedades do Pisco Peruano.Assim, quando você realizar sua viagem, já vai ter em mente a sua favorita!
Existe uma disputa entre Peru e Chile sobre a origem do Pisco. De acordo com os registros, a bebida é de origem peruana, mas os chilenos, como bons e velhos marketeiros, propagaram a bebida pelo mundo.
O Pisco Peruano é tão importante para o país que no último domingo de julho é comemorado o Dia do Pisco.
Além disso, em Cusco, fica localizado o Museu Del Pisco, um bar onde você pode saber tudo sobre Pisco Peruano, experimentar diversos drinks a base da bebida e, claro, garantir a sua garrafa!
Aproveite e inclua no seu roteiro um tour pelas vinícolas peruanas e se apaixone ainda mais por esse país incrível!
Enquanto você não viaja para o Peru, dá para aproveitar para fazer um drinque na sua casa e sentir um gostinho do que vai experimentar no país futuramente.
O drinque mais famoso é o Pisco Sour, que parece uma caipirinha feita de Pisco. Você pode encontrar a bebida em grandes redes de supermercado e então fazer o coquetel.
A receita está disponível em vários sites, como o Esse Mundo é Nosso, que indica para a receita:
Diferentes sites também indicam o uso de algumas gotas de amargo de angostura ou até molho de pimenta. Experimente!
O Peru é um país recheado de histórias e opções de lazer para todas as idades. Então, que tal conhecer uma aventura peruana que tem tudo a ver com seu perfil de viajante? Criamos um teste rápido para você descobrir!
Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!
Error: No feed found.
Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.