Qual a melhor época para fazer a Trilha Inca?

O ideal é que você se programe para fazer a Trilha Inca no período que vai de maio a setembro. Esses são os meses mais secos, e com isso não há risco da chuva comprometer  o trekking nem a visita a Machu Picchu

É importante também lembrar que a trilha fica fechada para manutenção no mês de fevereiro.

Experiências na Trilha Inca: quais as atrações do caminho?

O caminho da Trilha Inca reserva inúmeras surpresas e proporciona um mergulho na história e na rotina dos incas. Conheça algumas das atrações que você conhecerá ao longo do trajeto:

Patallaqta

Este sítio arqueológico localizado a 2.900 metros de altitude resgata a história de um povoado construído em meio a terraças de plantio que, acredita-se, fornecia alimentos para a população de Machu Picchu. Para visitá-lo, você precisa fazer a trilha de quatro dias.

Runkurakay

A cerca de 3.700 metros acima do nível do mar você conhecerá essa construção rochosa que os historiadores estimam que tenha sido usada como templo e local para descanso. Para visitá-la, você precisa fazer a trilha de quatro dias.

Chachabamba

Este sítio arqueológico é cercado por uma densa vegetação e, por isso mesmo, seu nome em quéchua significa "vale das árvores". Você verá estruturas de casas, altares e locais para banhos. Tanto a trilha de quatro dias quanto a trilha de dois dias passam por Chachabamba.

Winãywayna

Construído em uma encosta de frente para o rio Urubamba, este sítio arqueológico tem várias casas, escadarias e terraças que eram usadas para plantio e para preservação do terreno. Tanto a trilha de quatro dias quanto a trilha de dois dias passam por Chachabamba.

Inti Punku (Porta do Sol)

A 2.720 metros acima do mar, você terá a primeira visão de Machu Picchu quando chegar na Inti Punku, a Porta do Sol — o sol nasce do lado da construção durante o solstício, atravessando-a e iluminando a cidade. Tanto a trilha de quatro dias quanto a trilha de dois dias passam por Chachabamba.

Como fazer a Trilha Inca?

Você pode escolher fazer a Trilha Inca de dois jeitos. 

Independentemente do formato que você escolher, ambos os caminhos vão te levar a Machu Picchu!

4 Dias

O primeiro é o trajeto tradicional, que dura quatro dias e percorre 40 km. Ele tem como ponto de partida o km 82 da ferrovia que cruza o povoado de Piskakucho e os pernoites são em acampamentos. 

2 Dias

O segundo é o trajeto curto, que leva dois dias e começa no km 104 da mesma ferrovia. A pernoite é feito em um hotel da cidade de Aguas Calientes, a mais próxima a Machu Picchu.

Hospedagem: onde ficar durante a Trilha Inca?

Se você optar por fazer a trilha tradicional, de quatro dias, ficará em acampamento.

Nos roteiros da Machu Picchu Brasil, você fica em acampamento com pensão completa, e ainda conta com uma equipe especializada formada por guias, cozinheiros e carregadores, além de equipamentos de cortesia da nossa equipe, como saco de dormir e aluguel de isolante térmico inflável.

Se você optar por fazer a trilha curta, de dois dias, passará a noite em um hotel em Aguas Calientes. Ao optar por viajar com a Machu Picchu Brasil, você também terá todo o suporte da nossa equipe especializada.

Alimentação: como são as refeições durante a Trilha Inca?

Fazendo a Trilha Inca com a nossa equipe, vamos cuidar de todas as refeições para você. 

No roteiro da trilha de quatro dias, você terá três almoços, três jantares e três cafés da manhã. No roteiro da trilha de dois dias, você terá um almoço (box lunch), um jantar e um café da manhã. Inclusive, em caso de possuir qualquer tipo de restrição alimentar, basta nos informar para deixarmos tudo perfeito para você!

Dicas exclusivas da Machu Picchu Brasil

Mochila: Leve para a trilha calçado adequado e impermeável, casaco corta vento, uma blusa segunda pele e outra tipo fleece, protetor solar, chapéu, óculos de sol, bastão de caminhada, gorro, luvas, cachecol, chinelo e roupas para descansar no acampamento, capa de chuva, pastilha para purificar água, carregador portátil, baterias extras e remédios de uso pessoal. Muitos dos equipamentos especializados você consegue encontrar em Cusco.

Planejamento: A Trilha Inca tem ingressos limitados e a procura é feita por pessoas do mundo todo. Por isso, planeje-se com antecedência. Lembrando que durante o mês de fevereiro, a trilha Inca fica fechada para manutenção.

Preparo: Prepare-se para as exigências do caminho! Se julgar necessário, converse com o seu médico. E na chegada ao Peru, recomendamos que você tire dois ou três dias para ficar em Cusco antes de partir para a trilha para poder se acostumar com a altitude.

posts relacionados veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram