É difícil escolher os lugares mais interessantes quando você visita Cuzco. As atrações estão às centenas e, quando você visita Cuzco e precisa retornar, certamente já estará tentado programar uma nova viagem, para visitar os locais que não teve tempo.

Apenas para orientação, vamos listar aqui 7 desses lugares que você não pode deixar de ir, pelo menos na primeira viagem. Os outros poderão ser visitados numa próxima vez, já que a única certeza, ao sair de Cuzco, é a de que você vai, um dia, voltar lá:

1. Praça do Centro Histórico de Cuzco

plaza-armas-machupicchubrasil

A praça principal do centro histórico de Cuzco, ou Plaza de Armas, possui uma estátua do Imperador, o fundador da cidade e do Império Inca. À sua volta, a praça ainda tem a Catedral de Cuzco e a Companhia de Jesus, que são datadas do século 17, construídas em estilo renascentista. Sua construção foi feita sobre as bases de um antigo palácio do Império Inca (o palácio de Viracocha). A coleção de obras de arte sacra é impressionante, bem como o acabamento, feito em talhas em madeira. Não deixe de tirar todas as fotos que puder, o local é muito bonito.

 

2. Bairro San Blas, o ponto cultural de Cuzco

Sanblas-agenciaandina.com.pe

Foto: Agencia Andina.com.pe

O Bairro San Blas em Cuzco é o ponto cultural e artístico mais conhecido de Cuzco, com várias feiras e inúmeros artesãos expondo seus trabalhos, sem contar as inúmeras lojinhas onde se pode comprar lembranças de Cuzco. Quem ainda não viu as lhamas, pode ter ali no Bairro San Blas sua primeira oportunidade para isso. As ruas estreitas, a arquitetura colonial e as lojas são as principais atrações. Você pode começar seu roteiro pela Plaza de Armas, chegando até o final, onde está a igreja mais antiga de Cuzco, construída em 1563. É um ponto de parada obrigatório para quem estiver visitando Cuzco.

3. Qorikancha, o templo do Deus Sol

Templo do Sol - Cuzco

Qorikancha foi o templo mais importante do Império Inca. Era dedicado ao Deus Sol e acredita-se que suas paredes e muros eram recobertos de ouro, que foi saqueado pelos conquistadores espanhóis. Os espanhóis, da mesma maneira que em outros templos, construíram sobre suas ruínas uma igreja, e isso pode ser visto com a sobreposição da arquitetura inca pela arquitetura colonial espanhola, sendo, possivelmente, esse o local onde isso fica mais evidente. Qoricancha, hoje, abriga o complexo dos frades e o convento de Santo Domingo.

4. A pedra dos 12 ângulos

pedra-12-angulos-cuzco

A rua que liga o Bairro San Blas ao centro é a Calle Haturn Rumiyoc, continuação da Calle Triunfo, uma das travessas da Plaza de Armas. Ali você vai encontrar muro inca onde pode ser vista a famosa pedra de 12 ângulos, uma construção que é cercada por mistérios: como os incas conseguiram criar um muro com ângulos tão perfeitos, onde não se passa nem uma folha de papel?

5. Museu Inka em Cuzco

museu-inca-cuzco

Bem próximo à Plaza de Armas está o Museu Inka, que reúne uma coleção das mais completas de artefatos do período do Império Inca, como tecidos, múmias, peças em cerâmica e em ouro, armas e ferramentas utilizadas pelos incas. O lugar é perfeito para quem quer conhecer um pouco mais da história do povo que habitou a região antes da chegada dos espanhóis.

 

6. Arco de Santa Ana em Cuzco

mirador-santana-cuzco

O Arco de Santa Ana fica na Calle Cuesta Santa Ana e é um lugar minúsculo, que não está constando entre as principais atrações turísticas de Cuzco, embora tenha grande importância histórica. Do Arco de Santa Ana você pode ter uma vista das mais belas da cidade toda, com a Plaza de Armas e o centro de Cuzco. A vista é mais impressionante à noite, com todas as luzes da cidade brilhando.
*Lembrando: As ladeiras do bairro de Santa Ana são pouco iluminadas e não é uma zona segura, porque não compreende como o centro histórico da cidade imperial.

7. Mercado de San Pedro

Mercado-San-Pedro-Cusco-Cuzco

O mais tradicional mercado de Cuzco é, sem dúvida, do Mercado de San Pedro. Ali você poderá saber como vivem os moradores de Cuzco, o que consomem, o que comem no seu dia a dia, e poderá experimentar as mais tradicionais iguarias da culinária peruana. Tenha tempo para visitar todo o local, vá num dia que esteja disponível e, principalmente, com fome, pois terá muita comida pela frente.

Cuzco, um lugar imperdível

Esse pequeno roteiro é apenas para mostrar algumas dicas do que você pode encontrar em Cuzco em sua primeira visita. Quando retornar, como dissemos, você já estará provavelmente marcando sua próxima viagem, e essa próxima, também certamente, terá mais dias: você irá querer retornar aos locais já visitados e conhecer os novos. Vá com tempo e com calma. Cuzco merece sua visita. É com certeza um destino místico e histórico que ficará marcado em sua lembrança para sempre.

Protected by Copyscape Online Copyright Checker

 

 

Como organizar as suas malas para viajar ao Peru

Encontre-nos a Machu Picchu Brasil no Google+
Encontre-nos a Machu Picchu Brasil no Facebook

Você já sabe que o Peru é um país surpreendente e também sabe que é herdeiro de uma cultura milenar, por isso fizemos este  [eBookPeru: 5 Lugares Imperdíveis para colocar no seu roteiro de viagem.

O turismo no Peru é um dos que mais cresce em todo mundo, e com a proximidade com o Brasil e a não necessidade de passaporte, os Brasileiros estão colocando o Peru como um dos principais destinos da América do Sul. Venha você também conhecer Machu Picchu no Peru.

Conheça os 5 melhores destinos no Peru com nosso [eBookPeru: 5 Lugares Imperdíveis totalmente feito para você.

Faça o download grátis aqui!

Peru 5 lugares imperdiveis

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram