Pisac
Localizada a 1h00 da cidade de Cusco, está o povoado e as ruínas arqueológicas de Pisac. No povoado, encontramos uma grande feira a céu aberto, com uma infinidade surpreendente de artesanatos dos mais variados tipos. Além disso, o povoado de Pisac é famoso pela produção e comércio de prata de boa qualidade, com preços abertos para negociação. O atrativo principal fica por conta das ruínas arqueológicas, a 3.300 metros acima do nível do mar, que começaram a ser construídas por volta de século X e XI. Formado por interessantes terraças de plantio que respeitam a formação original da montanha à qual estão, em Pisac também encontramos um peculiar cemitério da época Inca, construído em forma vertical que consiste em buracos em uma das montanhas que cercam as ruínas. Construções também fazem parte do complexo, onde é possível observar as casas onde a elite Inca ficava, armazéns para os alimentos que eram colhidos ali, casas onde o restante da população local vivia e, claro, templos.
Ollantaytambo
A aproximadamente 1h00 de distância de Pisac (cerca de 58 km), está Ollantaytambo, construída por volta do século XIV. Seu povoado é considerado o único que preservou a arquitetura original deixada pelos Incas. Caminhando pele povoado, tudo o que se vê é de origem Inca: canais de água, ruas de pedra, casas e comércios sobre as bases de pedras originais, etc. As ruínas de Ollantaytambo formam um complexo singular. As escadarias que percorrem os terraços de plantio nos levam para a parte sagrada do sítio arqueológico, onde podemos ver os templos que não puderam ser terminados devido à invasão espanhola, mas que impressionam pelo tamanho de suas pedras e encaixes completamente perfeitos. Subir as escadarias de Ollantaytambo não é tarefa fácil, mas vale a pena! Além das construções, temos uma bela vista do povoado abaixo e das montanhas de frente, de onde é possível ver os galpões construídos pelos Incas para armazenar alimentos.
Passeio de Trem
A rota de trem pelo Vale Sagrado é uma das mais bonitas do mundo, sonho de qualquer viajante! As estações presentes no Vale Sagrado são Ollantaytambo e Urubamba, sendo a primeira a mais comum. Os trechos que você pode realizar para fazer este passeio de trem cruzando o Vale Sagrado são: Ollantaytambo/Aguas Calientes, Urubamba/Aguas Calientes, Poroy/Aguas Calientes, Aguas Calientes/Poroy, Aguas Calientes/Ollantaytambo e Aguas Calientes/Urubamba. O percurso de trem varia de 1h30 a 3h30, tudo dependerá do trecho a ser realizado. Os trens também são variados, tendo opções turísticas, primeira classe e luxo. A rota percorrida serpenteia o Vale Sagrado dos Incas, te dando uma vista espetacular das montanhas que cercam a região, seus picos nevados, pequenos vilarejos no meio do nada e, claro, o Rio Urubamba! Paisagens de cartão-postal, sem dúvida!