Ilhas Flutuantes de Uros
A principal atração do Lago Titicaca no Peru são as ilhas flutuantes dos Uros, um povo descendente dos Aymarás – uma cultura pré Inca. Além de ser muito resistente e surpreendente, as casas tem todo o aparato para viver uma família, até um fogão de pedra que serve para cozinhar e como refúgio das águas frias do Titicaca. Os Uros vivem exclusivamente de pesca, caça das aves e do turismo, onde vendem seu artesanato diferenciado e bem exclusivo. Além das ilhas e casas também são construídos seus barcos de totora. Um povo nômade, lendário, que vive isolado, com um enorme espírito familiar e totalmente original em seu modo de viver, locomovem-se em seus barcos e vivem dos recursos do Lago Titicaca, com sua linguagem própria, sempre simpáticos com os visitantes. Vestidos sempre tradicionalmente, bem coloridos como todo peruano nativo, você se encantará ao dar uma voltinha em um de seus barcos!
Ilha Taquile
Uma das grandes ilhas naturais, possui tecelões locais que produzem algumas das melhores peças de vestuário do país de forma completamente artesanal. Chegar na Ilha Taquile é se deparar com um hábito de vida bem diferente do que estamos habituados, pois os taquilenhos possuem um jeito peculiar de se vestirem, onde cada vestimenta (ou forma de usá-la) possui um significado. É um povo bastante tradicional, que tem na área têxtil a maior representação de sua arte e cultura. Essa ilha tem como forma principal de sua economia a agricultura e o turismo comunitário.
Sillustani
O impressionante complexo arqueológico de Sillustani é uma grande e importante necrópole a 34 quilômetros de Puno. O lugar tem enormes torres de pedra, com mais de 12 metros de altura e foi utilizado como cemitério durante muito tempo. Seu povo praticava peculiares costumes de sepultamento, baseados na passagem dos mortos para outra vida.