A boa notícia finalmente chegou: o governo peruano liberou a entrada de brasileiros no Peru! Com isso, o país se junta a outros países que abriram suas fronteiras para o Brasil devido ao avanço da vacinação.

Se você tem planos de viajar para o Peru em breve, continue a leitura para saber mais detalhes sobre as regras para entrada de brasileiros em território peruano, como estão funcionando as atrações turísticas e a situação geral da pandemia por lá.

 

Quais as regras para entrada de brasileiros no Peru durante a pandemia?

Desde o dia 6 de setembro, está liberada a entrada de brasileiros no Peru e não será mais exigido fazer quarentena.

A autorização é para brasileiros com imunização completa (duas doses ou dose única), independentemente da vacina tomada. Se você se enquadra nesse requisito, então basta apresentar o “passaporte da vacina” que é um certificado de vacinação disponível no aplicativo oficial do Governo chamado “Conecte SUS” ou Poupatempo.

Brasileiros que ainda não estejam 100% vacinados também poderão entrar no país, desde que apresentem exame RT-PCR ou antígeno com resultado negativo, realizado até 72 horas antes da viagem.

Atualização em 20/09/2021:

Desde que o Peru abriu as fronteiras para brasileiros, os protocolos de entrada no país vem passando por constantes atualizações.

Inicialmente, estava sendo exigido o certificado de vacinação completa, mas pessoas com apenas a primeira dose poderiam entrar também desde que portando o exame PCR negativo. Depois, o protocolo foi modificado, sendo permitida a entrada no país unicamente de pessoas completamente vacinadas.

Por fim, no dia 20/09/2021, o Governo Peruano emitiu um novo Decreto que altera as regras de entrada de brasileiros no Peru, flexibilizando as exigências. As novas regras, vigentes até o momento, são:

  • Apresentação do exame RT-PCR negativo dentro de 72 horas antes da chegada ao destino. Ou seja, o Governo Peruano não está mais exigindo a apresentação do certificado da vacinação. Independente se você tomou a vacina ou não, você poderá entrar no Peru apresentando somente o resultado negativo do exame RT-PCR. Mas atenção! O exame precisa ser feito dentro de 72 horas de antecedência à sua chegada no Peru, caso contrário, não terá mais validade e você poderá ser barrado.
  • Crianças a partir dos 12 anos deverá apresentar o exame negativo do RT-PCR. A partir de agora, crianças a partir de 12 anos vão precisar seguir a mesma regra mencionada no item anterior. Crianças que possuem menos de 12 anos necessitam apenas de uma “declaração de boa saúde” assinada por um médico que ateste que a criança está saudável para realizar a viagem ao Peru.

Outro ponto bem importante e que se mantém desde o início da reabertura das fronteiras, é a exigência do viajante preencher a “Declaração Jurada de Saúde e Autorização de Geolocalização”, que é uma declaração online do Governo Peruano e que deve ser preenchida no máximo 3 dias antes do embarque para o país.

Reforçamos que novas medidas poderão surgir a qualquer momento por parte do Governo do Peru e nós estamos atentos e acompanhando todas as novidades, sempre nos preocupando em comunicar as informações que são oficiais!

Em nosso Instagram, postamos sempre as informações atualizadas e com detalhes! Então siga a gente por lá para estar sempre à par de qualquer novidade (@machupicchubr).

Como está o turismo no Peru durante a pandemia?

Assim como em vários países onde a vacinação está avançando, o turismo no Peru está sendo retomado aos poucos, com todos os cuidados necessários

O país possui o selo Safe Travels criado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), que tem como objetivo reconhecer os destinos turísticos que adotaram protocolos de saúde e biossegurança para receber os viajantes adequadamente durante a pandemia.

Pensando em boas práticas para uma viagem mais segura durante esse período, elaboramos um Manual com algumas dicas importantes para auxiliar nossos passageiros. Você pode acessar esse conteúdo clicando aqui

A principal atração do país, a cidadela inca de Machu Picchu, está aberta para visitação com 40% de sua capacidade, o equivalente a 897 turistas por dia. Para entrar em Machu Picchu, é obrigatório o uso de 2 máscara e também protetor facial (face shield), que inclusive é também exigido para embarcar nos trens!

Além do uso de 2 máscaras + protetor facial, para poder embarcar nos trens, a empresa Perurail está exigindo a apresentação do exame negativo do PCR (o mesmo que você fez para embarcar pro país) e também o preenchimento de um formulário online de uma declaração jurada de saúde da própria Perurail. O preenchimento desse formulário deve ser feito antes de embarcar no trem (e pode ser feito inclusive na própria estação).

 

Como está a vacinação no Peru?

A vacinação no Peru segue avançando. O país encerrou a primeira semana de setembro de 2021 com quase 30% da população totalmente imunizada, de acordo com dados do site Our World in Data. 

Por lá, estão sendo aplicadas doses da Pfizer e da Coronavac, que também têm sido amplamente utilizadas na imunização da população brasileira.

 

Quais exigências para quem está retornando ao Brasil?

No retorno ao Brasil, o governo brasileiro também possui algumas exigências. 

No dia 05 de Outubro de 2021, saiu no Diário Oficial a Portaria 658 que atualiza o protocolo de entrada no Brasil, passando agora a aceitar também o exame Antígeno.

Portanto, para voltar ao Brasil, será necessário apresentar o resultado negativo do RT-PCR feito dentro de 72 horas antes de embarcar para o Brasil OU do Antígeno realizado dentro de 24 horas antes do embarque para o Brasil.

Importante ressaltar que: para entrar no Peru, é exigido o exame PCR realizado dentro de 72 horas de antecedência ao horário da chegada ao Peru. Já para retornar ao Brasil, o horário de referência é o do embarque, podendo ser realizado o PCR dentro de 72 horas ou o Antígeno dentro de 24 horas.

Além disso, para retornar ao Brasil, o viajante também precisará preencher o formulário online de Declaração de Saúde do Viajante, que deve ser preenchido 24 horas antes do embarque!

Pensando no conforto e praticidade para nossos passageiros, a Machu Picchu Brasil oferece orientações necessárias para a realização do exame RT-PCR e Antígeno feitos em clínicas nas cidades de Lima, Cusco, Puno e Arequipa. Nossa equipe pode organizar tudo para nossos clientes, dando mais segurança e tranquilidade. Basta falar com nossos especialistas.

 

Viaje para o Peru com a Machu Picchu Brasil: conheça nossos protocolos de segurança

Como a maior especialista no país andino, a Machu Picchu Brasil está preparada para voltar a realizar os sonhos de turistas com a liberação da entrada de brasileiros no Peru.

 

Saiba como serão os protocolos de segurança durante os nossos tours: 

  • Todos os nossos veículos terão álcool gel para desinfetar as mãos e solução desinfetante para os calçados;
  • Cada passageiro deve ter seu próprio equipamento de proteção individual (máscaras e álcool gel), mas teremos máscaras reservas caso haja perda ou dano da máscara do passageiro;
  • Nossos guias usarão protetor facial e máscara durante todo o passeio, além de luvas de látex sempre que julgar necessário;
  • Nossos motoristas vão evitar o contato físico com trabalhadores, guias e terceiros; além disso, os veículos terão um encapsulamento para que nosso condutor fique isolado dentro da unidade;
  • Conforme as determinações do governo peruano, cada veículo utilizado nos passeios pode circular com 50% de capacidade e no máximo 12 passageiros; 
  • Nossos veículos serão higienizados diariamente e passarão por fumigação a cada 2 semanas, sempre sob a supervisão de profissionais treinados; 
  • Nos hotéis inclusos nos nossos pacotes, há limpeza e higienização de quartos e áreas comuns com mais frequência, solução desinfetante na entrada para limpeza da sola dos sapatos e café da manhã com horários pré-definidos ou servidos no quarto (pode variar conforme o hotel).

 

A Machu Picchu está pronta para a retomada do turismo de brasileiros no Peru com toda a segurança e responsabilidade necessárias para o momento. Entre em contato com a nossa equipe e programe sua viagem com a gente!  

Se você já possui uma viagem comprada conosco e deseja definir as novas datas, veja nosso conteúdo de Passo a Passo para remarcação da viagem e já deixe tudo programado!

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!