Patallaqta
Também conhecido como “Llaqtapata”, este sítio arqueológico localizado a 2.900 metros acima do nível do mar foi também descoberto por Hiram Bingham durante sua exploração por Machu Picchu. Acredita-se que este pequeno povoado construído em meio a terraços de plantio tenha sido fundamental fornecedor de milho e outros alimentos para a população de Machu Picchu, uma vez que Patallaqta está a apenas 25 km de distância de famosa Cidade Perdida dos Incas. A característica das terraças de plantio neste local é bem peculiar devido às curvas que elas possuem, fazendo com que Patallaqta seja um local único. Para visita-lo, é necessário realizar a trilha de 4 dias de duração.
Runkurakay
Provavelmente este local tenha sido utilizado para descanso e também como um templo. Sua construção rochosa possui formato semicircular, com um pátio central e seu nome significa “casa abandonada”. Ele está a, aproximadamente, 3.760 metros acima do nível do mar. Para visita-lo, é necessário realizar a trilha de 4 dias de duração.
Phuyupatamarca
Conhecido como “o lugar entre as nuvens”, Phuyupatamarca está a 6 km de Machu Picchu e a 3.700 metros acima do nível do mar. A formação de suas terraças está em perfeita harmonia com as condições da montanha à qual ele foi construído. Daqui, você já consegue avistar as ruínas de Wiñaywayna e poderá também aprender mais sobre a engenharia hidráulica desenvolvida pelos Incas, uma vez que seus canais existem até hoje aqui e ainda alimentam as piscinas de pedras construídas pelos Incas. Para visita-lo, é necessário realizar a trilha de 4 dias de duração.
Chachabamba
Este sítio arqueológico localizado a 2.200 metros acima do nível do mar tem seu nome quéchua que significa “vale das árvores” devido à densa vegetação que o cerca. Aqui, encontram-se estruturas bem preservadas de casas e áreas para rituais sagrados, com altares bem esculpidas e praças cerimoniais. Também possui locais para banhos, que possivelmente eram utilizados pelos Incas para purificação antes das cerimônias e antes de ingressar a Machu Picchu, que era a cidade sagrada. A trilha de 4 dias e a de 2 dias de duração passam pelas ruínas de Chachabamba.
Winãywayna
A 4 km de Machu Picchu está este sítio arqueológico, localizado a 2.700 metros acima do nível do mar e construído em uma encosta da montanha de frente para o famoso rio Urubamba. Com várias terraças que serviam para plantio e também para preservação do terreno que respeitam a estrutura original da montanha, casas de pedras e escadarias, Winãywayna foi um importante sítio arqueológico no período Incaico e seu nome significa “sempre jovem”. A trilha de 4 dias e a de 2 dias de duração passam pelas ruínas de Winãywayna.
Inti Punku (Porta do Sol)
Finalmente a chegada em Machu Picchu, é através da Inti Punku – a 2.720 metros acima do nível do mar – que você terá a primeira visão da cidade perdida dos Incas. O nome do local não é à toa: durante o solstício, o sol nasce deste lado da cidadela e atravessa a construção iluminando Machu Picchu. No período Incaico, a Inti Punku também tinha uma função de controle, fiscalizando quem entrava e saia da cidade sagrada. A trilha de 4 dias e a de 2 dias de duração passam pela Inti Punku.