Vulcões
Arequipa está rodeada de 3 vulcões. Em qualquer canto que esteja da cidade, é possível avistar os altos picos cobertos de neve em grande parte do ano.
Os vulcões são:
- Chachani: o mais alto, com 6.089 metros, tem os seus cumes frequentemente cobertos de neve.
- El Misti: com 5 822 metros, tem a forma de um cone perfeito e está apenas adormecido. A sua última erupção foi em 1985.
- Pichu Pichu: É um vulcão extinto, com sete picos, o mais alto com 5.665 metros.
Plaza das Armas
Parte do elegante Centro Histórico é rodeada pela belíssima Catedral em estilo neoclássico, edifícios com fachadas em arco com lojas e ótimos restaurantes, onde podemos saborear a melhor comida regional, as mais deliciosas sobremesas e as notáveis cozinhas internacionais que agradam o mais requintado paladar.
Monastério de Santa Catalina
Destino obrigatório para o visitante de Arequipa, o Monastério de Santa Catalina é uma construção de um antigo convento para moças, onde se pagavam altos dotes para a igreja. Hoje abriga um museu que exibe pinturas da Escola Cusqueña de Arte e itens da época colonial.
Museu Santuários Andinos
Neste museu você poderá visitar a múmia da menina Juanita (acredita-se que ela tenha sido sacrificada em um complexo ritual de oferenda aos deuses, em 1466 d.C, aos 12 anos de idade). O corpo de Juanita encontra-se exposto em uma câmara de vidro com temperatura de 26° negativos e é impressionante o seu estado de conservação e de todos seus pertences (como sandálias, túnicas de lã de alpaca, objetos artesanais, etc). Junto com a Juanita e seus pertences, também foram encontrados as oferendas feitas aos deuses como milho, folhas de coca, etc. O ritual de sacrifício humano para esta antiga civilização era motivo de honra para a família.
Cânion del Colca
Um dos cânions mais profundos do mundo, do Mirador La Cruz del Condor (a 4.400 m.a.n.m.) você terá uma visão espetacular dos condores voando na altura de seus pés e o rio Colca correndo no fundo do Cânion. Sem dúvida, uma belíssima vista!
Valle del Colca
O Valle del Colca abriga aproximadamente 14 aldeias de povos descendentes de antigas Civilizações Andinas que ainda guardam os costumes no idioma e em suas roupas típicas, comercializando seu colorido artesanato. O Valle del Colca também possui infinitas terraças agrícolas que são utilizadas até hoje pela população local e que dão um toque especial na paisagem.
Chivay
O povoado de Chivay (a 160 km de Arequipa), é o povoado base para quem deseja fazer o tour ao Cânion del Colca, tendo em Chivay o local para pernoite. Além disso, em Chivay você encontrará os famosos banhos em águas termais e suas bonitas paisagens naturais.